Agarre as oportunidades

0 246

A seleção da Croácia realizava boa campanha nas Eliminatórias Europeias e liderava sua chave com folga, de modo invicto, até junho de 2017. Enquanto isso, Zlatko Dalic divulgava em suas redes sociais o seu tour pelos estádios da Europa para assistir vários jogos, dentre os quais Barcelona e Real Madrid. O técnico estava sem clube desde em janeiro de 2017, quando deixou o futebol árabe.

Na sequência, a seleção da Croácia atravessou uma sequência de derrotas, correndo o risco de ficar fora da Copa do Mundo, na Rússia, em 2018. O técnico foi demitido. Assume o cargo de treinador, Zlatko Dalic, em outubro de 2017, às vésperas da última partida, com a missão de vencer a Ucrânia.

A Croácia venceu a partida por 2×0 e se classificou para repescagem. No jogo de repescagem enfrentou a Grécia, venceu por 4×1 no primeiro jogo e empatou o segundo sem gols, com isso obteve a classificação para a Copa.

O técnico foi utilizado como tapa-buracos, ou seja, era interino, necessitava vencer o jogo contra a Ucrânia e a Grécia para ser efetivado como treinador da seleção da Croácia, e isso aconteceu. Um detalhe interessante, o técnico trabalhou sem salário e sem contrato para levar o país, bastante deficiente em infraestrutura esportiva, a mais um Mundial.

Oportunidade é um substantivo feminino oriundo do latim opportunitate e opportunus, que segundo o site eletrônico Significados, traduz-se como “uma ocasião favorável, ensejo, conveniência, representa a qualidade de oportuno. Também é definida como “para o porto” e que originalmente era um termo utilizado no âmbito da navegação, pois representava a possibilidade de um barco chegar ao porto”.

As oportunidades da vida aparecem para os que estão preparados. O técnico Dalic planejava se qualificar os seus conhecimentos de futebol, em viagens para Europa, mas acima de tudo, estava pronto para adquirir o posto de técnico de seleção de futebol. É muito difícil aparecer oportunidades para as pessoas que não estão preparadas. Portanto, prepare-se, estude, trabalhe, reflita, etc. Francis Bacon disse: “O homem deve criar as oportunidades e não somente encontrá-las”.

O momento não sabemos, mas é certo que vem. A Croácia entrou na Copa e chegou a semifinal contra os ingleses, mas antes da partida, declarou o técnico: “após 20 anos, estamos de volta a onde pertencemos”, quem diria que de técnico interino, um tapa-buracos, ganharia dos ingleses e chegariam, pela primeira vez da história, a uma final de Copa do Mundo. Temos que crer e confiar, pois estando preparado, a glória vem. É de se destacar que “As oportunidades multiplicam-se à medida que são agarradas”, conforme afirmou Sun Tzu.

Nem sempre perder é uma derrota. A Croácia perdeu a final da Copa, mas era perceptível no jogo: garra, coragem, dedicação, tática, trabalho em equipe, que lutou até o fim da partida. Não venceram, mas são campeões na mente e no coração dos amantes de futebol. Bateram o recorde do seu país por ser vice-campeão do mundo. O país possui 4 milhões de habitantes. São o menor país, junto com o Uruguai, a atingir uma final de Copa do Mundo.

Portanto, devemos agarrar todas as boas oportunidades que surgem, pois é a nossa chance para chegarmos ao porto, ao destino, ao objetivo, à missão cumprida. Mas devemos ter cautela para não cairmos com facilidade perante o nosso maior adversário: “Temos que ir passo a passo, porque podemos ser nossos maiores rivais”, declarou o técnico Zlatko Dalic durante a Copa do Mundo de 2018.

Francisney Liberato Batista Siqueira é Secretário de Controle Externo, Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Palestrante Nacional, Professor, Coach, Mentor, Advogado e Contador.

NOME: Francisney Liberato Batista Siqueira

EMAIL: francisney@hotmail.com

SITE: www.francisney.com.br

CONTATOS: francisney@hotmail.com

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.