Quer morar em Portugal? Te explicamos como.

0 7.422

Muitos brasileiros estão procurando viver na Europa, em busca de uma qualidade de vida mais tranquila e com mais segurança, acesso a uma educação e saúde pública de melhor qualidade, sem falar no enriquecimento cultural ou simplesmente turístico.

Atualmente a comunidade brasileira representa quase 30% de todos os estrangeiros em regular no país.

Você sabe o que é necessário para morar em Portugal? Passaporte, visto ou cidadania europeia e seguro viagem ou PB4. Além disso, é importante ter um bom planejamento financeiro e gestão das emoções antes de viajar.

Segundo o advogado Renato Porto o documento PB4 deve ser solicitado antes de sair do Brasil, pois este documento serve para Brasileiros que pretendem morar em Portugal poderem utilizar a saúde pública do país.

O PB4 é um acordo entre Brasil e Portugal que determina que contribuintes do INSS têm direito a atendimento nas redes de saúde pública dos países, pagando o mesmo que um cidadão local.

Para usar o benefício, basta solicitar o PB4 antes de sair do Brasil e ao chegar em Portugal, ir em um Centro de Saúde da sua região, com a sua autorização de residência e comprovante de residência em mãos, para conseguir o seu número de Utente. Esse número de identificação serve para registrar seus atendimentos, ele tem uma função parecida com o Número do SUS no Brasil.

Com o número de Utente em mãos, quando necessário, você será atendido no Centro de Saúde e nos hospitais portugueses pagando os mesmos valores que um nativo.

Para o advogado Renato Porto  aos tipos de vistos existem diversos que podem ser solicitados para a residência os principais deles são:  Visto de trabalho; Visto de estudante; Visto para procurar emprego; Visto de Empreendedor; Visto para StartUp; Visto de Rendas Próprias (como para aposentados); Golden Visa; Visto de Residência para atividade docente; Visto de Residência para reagrupamento familiar; Visto de Residência para o exercício de atividade profissional prestada de forma remota – “nômades digitais”

Após verificar qual tipo de visto se enquadra melhor em suas necessidades, é preciso enviar a documentação para um Centro de Solicitação de Visto. Aqui em anexo segue uma lista de lugares:

(https://www.vfsglobal.com/portugal/Brazil/pdf/jurisdiction.pdf)

Quanto ao passaporte este deve ser emito do polícia federal mediante uma guia de recolhimento, ou seja, uma taxa. Para isso você deve acessar o site da polícia federal da sua jurisdição.

Após a parte burocrática vamos falar das vantagens de morar em Portugal que são muitas, além do principal fator que é o idioma semelhante ao nosso sendo fácil de se adaptar. Outras vantagens são como: segurança, qualidade de vida, saúde pública e privada de qualidade; custo de vida baixo se comparado a outros países europeus; boa qualidade de ensino desde a pré-escola até pós-graduação e qualidade de ensino para quem tem filhos ou vem estudar;

Outro fator importante que juridicamente falando desde de 1972, vigora o decreto de n°70.391 que promulga sobre a igualdade de direitos e deveres entre Brasileiros e Portugueses. É notório a igualdade já no primeiro artigo do decreto que preconiza: “Os portugueses no Brasil e os brasileiros em Portugal gozarão de igualdade de direitos e deveres com os respectivos nacionais. ”

Tal fator de igualdade é predominante no que é inerente aos direitos e deveres dos cidadãos. Isto torna um fator de extrema importância porque tanto os Brasileiros como os Portugueses possuem independente do lugar direitos.

O Estatuto da Igualdade de Direitos e Deveres pode ser requerido por quaisquer brasileiros, residente regularmente em Portugal, para que ele possa usufruir dos mesmos direitos e deveres que os cidadãos portugueses, inclusive com relação à lei penal portuguesa;

Mas afinal quem pode pedir o Estatuto da Igualdade de Direitos e Deveres? Qualquer cidadão de nacionalidade brasileira que seja maior de idade (maior de 18 anos), e tenha a Autorização de Residência válido e que seja residente regular em Portugal, poderá pedir o Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres.

O requerente quando interessado no Estatuto de Igualdade de Direitos Políticos e no Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres e de Direitos Políticos deverá estar residindo em Portugal, há pelo menos 3 anos.

Os documentos necessários para pedir o Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres são:

  1. Fotocópia do Título de Residência;
  2. Certificado de nacionalidade (original e fotocópia) emitido pelo Consulado do Brasil, atestando que o cidadão não se encontra impedido de exercer os seus direitos civis.
  3. Requerimento de Estatuto de Igualdade Direitos e Deveres.

Já para o Estatuto de Igualdade de Direitos Políticos, além dos documentos acima, você deverá apresentar comprovante de que é residente regular em Portugal por mais de 3 anos (basta apresentar o seu cartão de residência válido) e que não está privado de exercer seus direitos políticos no Brasil.

Também podemos mencionar o Tratado de Amizade que existe entre os dois países, o decreto 3.927 promulgado em 2001. Este documento cita princípios e objetivos que são fundamentais na relação de amizade entre ambos. Cita-se:

  1. o desenvolvimento econômico, social e cultural alicerçado no respeito os direitos e liberdades fundamentais, enunciados na Declaração Universal dos Direitos do Homem, no princípio da organização democrática da Sociedade e do Estado, e na busca de uma maior e mais ampla justiça social;
  2. o estreitamento dos vínculos entre os dois povos com vistas à garantia da paz e do progresso nas relações internacionais, à luz dos objetivos e princípios consagrados na Carta das Nações Unidas;
  3. a consolidação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em que Brasil e Portugal se integram, instrumento fundamental na prossecução de interesses comuns;
  4. a participação do Brasil e de Portugal em processos de integração regional, como a União Européia e o Mercosul, almejando permitir a aproximação entre a Europa e a América Latina para a intensificação das suas relações.

Devido a isto é importante salientar que os Brasileiros possuem direitos e deveres no território Português assim como o inverso também. Tais direitos são pautados nas liberdades fundamentais e enunciados na Declaração Universal dos Direitos do Homem. Demonstrando desse modo que além de morar legalmente em Portugal você pode ter os mesmos direitos que um cidadão nativo.


QUER MAIS INFORMAÇÕES?

Sobre o Autor

 Adv. Renato Porto

Renato Porto é professor do Brasília Cursos e Soluções Jurídicas, autor de artigos e livro, Membro de Comissões na OAB-DF , Comendador grão-colar Rui Barbosa, Acadêmico da Academia Nacional de Artes e Direito Social( ANADS), Especialista em Civil e Processo Civil, Direito do Estado e Direito Militar, Gestão Tributária ( em andamento), foi professor da UFMT, UNIP, AMEC\FAUSB e cursos preparatórios.

QUER MAIS INFORMAÇÕES ?

ENTRE NO MEU GRUPO DO WHATSAPP

(MORAR EM PORTUGAL):

https://chat.whatsapp.com/C2PXdpG2l8BJ3PFCzk1X7O

Email.: renatoportoadvogado@gmail.com

Tel. : (061)  9 8356-1466 ou 98482-6737

instagram.com/direitopopular  &   fanpage – direitopopularnomundo

Site .: www.renatoportoadvocacia.com

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d70391.htm

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2001/d3927.htm#:~:text=DECRETO%20N%C2%BA%203.927%2C%20DE%2019,que%20lhe%20confere%20o%20art


Caso essa informação tenha sido útil para você. Solicito curtir, compartilhar e se inscrever.  MUITO OBRIGADO!

            Siga nossas redes sociais 👇

            https://www.facebook.com/direitopopularnomundo/

            https://www.instagram.com/direitopopular/

            https://www.youtube.com/c/DireitoPopular

Visite nosso Site 👇

            https://direitopopular.com/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.